Puberdade Precoce

Dra. Vanessa Radonsky


little-girl-putting-lip-gloss-on-her-lips_w1og7duxs__S0000.jpg

•  Puberdade precoce é o início do desenvolvimento sexual antes dos 8 anos nas meninas e 9 anos nos meninos. Em ambos os sexos pode ocorrer pelos em região pubiana, axilar, acne, crescimento acelerado, alteração de comportamento, sendo que nas meninas o primeiro sinal é geralmente o crescimento das mamas e nos meninos o aumento no tamanho dos testículos.


•  Nos últimos anos, muitas crianças têm apresentado puberdade precoce, gerando grande preocupação nos pais. Os motivos desta antecipação estão em investigação, mas já se sabe que a estimulação sexual precoce com a mídia e que substâncias químicas encontradas em certos alimentos industrializados, podem interferir na maturação do eixo hormonal hipotálamo-hipófise-gonadal. Além disso, crianças obesas ou com baixo peso no nascimento (menor que 2,5 kg), apresentam maior risco para o desenvolvimento puberal antecipado.


•  Por que é importante investigar uma puberdade precoce? A puberdade precoce pode ser por uma maturação antecipada do eixo-hipotálamo-hipófise-gonadal, o que ocorre em mais de 90% das meninas, mas também pode estar associada a alguns tumores e a outras doenças hormonais, que necessitam de tratamentos urgentes. Nos meninos, mais de 50% dos casos de puberdade são de origem orgânica e necessitam de tratamentos específicos.


•  Existe tratamento para puberdade precoce? Sim, mas depende da origem da puberdade. A mais comum é a de origem central e neste caso o tratamento é realizado com hormônios injetáveis que bloqueiam a puberdade. Nos casos de puberdade central de início entre 8 e 9 anos, com progressão rápida, também há benefício com o tratamento.


•  Por que tratar uma puberdade precoce? Estas crianças amadurecem muito cedo e apresentam maior risco para gravidez na adolescência, além de sofrer transtornos psicológicos e ainda, um maior risco para a baixa estatura, o que pode ser evitado através do tratamento hormonal realizado pelo endocrinologista pediátrico.